Juliana é Terapeuta Ocupacional Materno Infantil, pelo Instituto Metodista do Sul; mestre em Pediatria e Saúde da Criança, pela Pontifícia Universidade Católica do RS; Educadora Brincante, pelo Instituto Brincante de São Paulo; Contadora de histórias, pelo Sedes Sapientae de SP; Atriz pelo Teatro Escola de Porto Alegre e produtora de eventos, formação constituída na inquietude e participação ativa desde sua formação escolar, nos Grêmios Estudantis e Diretórios Acadêmicos nos quais atuou, passando pela organização de eventos sobre educação do Instituto Caminho do Meio (RS). Co-fundadora e ex-diretora da Escola Caminho do Meio, projeto de educação baseado na Cultura de Paz, para adultos e crianças. É consultora de qualidade de vida para empresas e ensina Shantala (massagem para bebês) na Casa Bem Estar Unimed Porto Alegre, tendo passado a técnica e conceitos de maternagem a mais de 3.000 pessoas.
É autora do site O Mundo é uma Escola, que visa, através da criação e reflexão de conteúdo sobre educação, fortalecer a rede de mães, pais, professores e interessados na educação, para que a conscientização seja base para a transformação necessária no tocante à educação do país, em termos de criação de filhos e educação formal (escolarizada ou não). Acredita que pensar em educação requer uma entrega e transformação pessoal, que produzirá uma educação verdadeiramente potente. Está em processo de Doutorado Livre sobre o aprendizado. Por isso criou diferentes canais de interação, possibilitando trocas de experiências sobre Educação Ativa e Consciente, Comunicação Não Violenta, Criação com Apego, os processos de Aprendizagem e metodologias inovadoras usadas nesse processo.
Oferece Consultoria online em Educação para pais e mães em apuros na criação de filhos. Produz dois programas de educação no canal de TV online O Mundo é uma Escola: o programa Na Cozinha com a Mamãe, busca envolver crianças e pais em uma atividade cotidiana juntos, trazendo a conscientização sobre alimentação e fortalecimento de vínculos; o programa Conversas sobre Educação visa fomentar a reflexão ativa sobre os paradigmas a que nos apoiamos quando agimos na educação, trazendo exemplos da interação com nossos filhos e alunos a partir de valores e contextos conscientes. Produziu os Diálogos Sobre Educação, do Instituto Caminho do Meio em 2008, 2010 e 2013. É criadora e produtora (em parceria com o espaço de brincar livre, Pulo do Gato), do Conversas Sobre Educação na Livraria Cultura de Porto Alegre. Produziu eventos relacionados a Educação com autores e personalidades como José Pacheco, Ana Thomaz, Laura Gutman, Teresita Pagani e Carlos Gonzales (este último para 2015).
É mãe do Lucano. Acredita que o nascimento de um filho traz com ele o nascimento de uma mãe, de um pai, de rotinas novas, vidas e visões ampliadas, e sabe que esses grandes nascimentos não são fáceis, por isso trabalha para que o maior número de mães tenha informação e acolhimento necessário para passarem por essas fases de transformação e criação de novas vidas, de forma mais equilibrada, harmônica, lúcida e FELIZ!
Cientista Que Virou Mãe - de Ligia Moreiras Sena

Após o nascimento de sua filha, em 2010, Ligia deixou a área da farmacologia e partiu para uma nova carreira profissional, inspirada pelas mudanças que a maternidade promoveu em sua forma de ver o mundo e, principalmente, movida por uma grande contrariedade e insatisfação com relação a aspectos que considera bastante nocivos à coletividade: a medicalização da vida e dos afetos, a patologização do normal, a institucionalização do corpo feminino e a biopolítica.
Hoje, está concluindo seu doutorado em Saúde Coletiva, estudando uma das formas mais simbólicas, opressoras e cruéis de violência: a violência obstétrica.Como blogueira, conta sua experiência como mãe que optou por um maternar ativo, saindo dassoluções pré-concebidas para questionar como as coisas podem ser feitas de maneira mais humana, mais amorosa, mais comprometida, sem sexismos, violência ou opressões de gênero.Como cientista, busca tornar o conhecimento científico mais acessível às pessoas e mais aplicável ao dia-a-dia.Como mãe, quer contribuir para a criação de seres humanos íntegros, física e emocionalmente, fruto do respeito, do acolhimento, do amor, da não violência e da real presença.No blog Cientista Que Virou Mãe, Ligia fala sobre sua vida como mãe, suas reflexões, sobre o que vai estudando e aprendendo a respeito das crianças, da maternagem, da humanização, sobre os prejuízos de todas as formas de violência contra a criança, sobre as diferentes formas de violência à mulher, sobre medicalização da vida, sobre feminismo e maternidade e sobre tudo que vai aprendendo enquanto vou se tornando mãe.