Organizadoras

O Mundo é uma Escola - de Juliana Corullón

Juliana é Terapeuta Ocupacional Materno Infantil, pelo Instituto Metodista do Sul; mestre em Pediatria e Saúde da Criança, pela Pontifícia Universidade Católica do RS; Educadora Brincante, pelo Instituto Brincante de São Paulo; Contadora de histórias, pelo Sedes Sapientae de SP; Atriz pelo Teatro Escola de Porto Alegre e produtora de eventos, formação constituída na inquietude e participação ativa desde sua formação escolar, nos Grêmios Estudantis e Diretórios Acadêmicos nos quais atuou, passando pela organização de eventos sobre educação do Instituto Caminho do Meio (RS).  Co-fundadora e ex-diretora da Escola Caminho do Meio, projeto de educação baseado na Cultura de Paz, para adultos e crianças. É consultora de qualidade de vida para empresas e ensina Shantala (massagem para bebês) na Casa Bem Estar Unimed Porto Alegre, tendo passado a técnica e conceitos de maternagem a mais de 3.000 pessoas.
 É autora do site O Mundo é uma Escola, que visa, através da criação e reflexão de conteúdo sobre educação, fortalecer a rede de mães, pais, professores e interessados na educação, para que a conscientização seja base para a transformação necessária no tocante à educação do país, em termos de criação de filhos e educação formal (escolarizada ou não). Acredita que pensar em educação requer uma entrega e transformação pessoal, que produzirá uma educação verdadeiramente potente. Está em processo de Doutorado Livre sobre o aprendizado. Por isso criou diferentes canais de interação, possibilitando trocas de experiências sobre Educação Ativa e Consciente, Comunicação Não Violenta, Criação com Apego, os processos de Aprendizagem e metodologias inovadoras usadas nesse processo.  
Oferece Consultoria online em Educação para pais e mães em apuros na criação de filhos. Produz dois programas de educação no canal de TV online O Mundo é uma Escola: o programa Na Cozinha com a Mamãe, busca envolver crianças e pais em uma atividade cotidiana juntos, trazendo a conscientização sobre alimentação e fortalecimento de vínculos; o programa Conversas sobre Educação visa fomentar a reflexão ativa sobre os paradigmas a que nos apoiamos quando agimos na educação, trazendo exemplos da interação com nossos filhos e alunos a partir de valores e contextos conscientes. Produziu os Diálogos Sobre Educação, do Instituto Caminho do Meio em 2008, 2010 e 2013. É criadora e produtora (em parceria com o espaço de brincar livre, Pulo do Gato), do Conversas Sobre Educação na Livraria Cultura de Porto Alegre. Produziu eventos relacionados a Educação com autores e personalidades como José Pacheco, Ana Thomaz, Laura Gutman, Teresita Pagani e Carlos Gonzales (este último para 2015). 
É mãe  do Lucano. Acredita que o nascimento de um filho traz com ele o nascimento de uma mãe, de um pai, de rotinas novas, vidas e visões ampliadas, e sabe que esses grandes nascimentos não são fáceis, por isso trabalha para que o maior número de mães tenha informação e acolhimento necessário para passarem por essas fases de transformação e criação de novas vidas, de forma mais equilibrada, harmônica, lúcida e FELIZ! 



Cientista Que Virou Mãe - de Ligia Moreiras Sena




Ligia é bióloga formada pela Universidade Estadual Paulista, mestre em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo, doutora em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutoranda em Saúde Coletiva pela mesma universidade, autora do blog Cientista Que Virou Mãe e do livro "Educar sem violência: criando filhos sem palmadas". Ter se tornado mãe da Clara, seu título mais importante, mudou sua vida e a ressignificou no mundo. 
Após o nascimento de sua filha, em 2010, Ligia deixou a área da farmacologia e partiu para uma nova carreira profissional, inspirada pelas mudanças que a maternidade promoveu em sua forma de ver o mundo e, principalmente, movida por uma grande contrariedade e insatisfação com relação a aspectos que considera bastante nocivos à coletividade: a medicalização da vida e dos afetos, a patologização do normal, a institucionalização do corpo feminino e a biopolítica.
Hoje, está concluindo seu doutorado em Saúde Coletiva, estudando uma das formas mais simbólicas, opressoras e cruéis de violência: a violência obstétrica.Como blogueira, conta sua experiência como mãe que optou por um maternar ativo, saindo dassoluções pré-concebidas para questionar como as coisas podem ser feitas de maneira mais humana, mais amorosa, mais comprometida, sem sexismos, violência ou opressões de gênero.Como cientista, busca tornar o conhecimento científico mais acessível às pessoas e mais aplicável ao dia-a-dia.Como mãe, quer contribuir para a criação de seres humanos íntegros, física e emocionalmente, fruto do respeito, do acolhimento, do amor, da não violência e da real presença.No blog Cientista Que Virou Mãe, Ligia fala sobre sua vida como mãe, suas reflexões, sobre o que vai estudando e aprendendo a respeito das crianças, da maternagem, da humanização, sobre os prejuízos de todas as formas de violência contra a criança, sobre as diferentes formas de violência à mulher, sobre medicalização da vida, sobre feminismo e maternidade e sobre tudo que vai aprendendo enquanto vou se tornando mãe.